Existem dois tipos de tacos, mas ambos elaborados com as tortilhas de origem milenar (*1) dos povos que habitavam as terras onde hoje se encontra o México. No México, tacos são tortilhas de milho com diâmetro de 9 a 12 cm, que dobradas em formato de concha, recebem recheios diversos.
Os Astecas e Mayas já produziam as tortilhas de milho que eram a base para se fazer um taco do tipo Taco Mole pois a tortilha de milho aquecida permanece flexível para receber os recheios e ser levemente dobrada como uma concha para ser consumida com ajuda das mãos, no México são centenas de recheios e talvez o mais famoso é o Taco al Pastor.
Nos Estados Unidos da América, os tacos também são elaborados com as tortilhas de milho, com diâmetros que variam de 9 a 14 cm, entretanto, passando por fritura para ficar crocante e adquirir o formato de concha. A tortilha frita neste formato passou a ser chamada de Taco Shell (*2) e sua origem é no Estado do Texas em meados do século XX.
Lembramos que o taco de origem mexicana utiliza-se da tortilha de milho sem fritura, portanto mole. O taco que o brasileiro geralmente se refere é de origem Tex-Mex e não tem nada de mexicano. Grande parte da população do México nunca teve acesso ao que chamamos de taco (feitos com taco shell frito em formato de concha). De fato, há controvérsias sobre a origem do Taco Shell, alguns restaurantes mexicanos nos Estados Unidos reivindicaram a autoria e a patente da concha frita em formato de “U” na década de 30, mas o produto tornou-se popular no inicio da década de 60 pela oferta do restaurante Taco Bell.
No Brasil, estes tacos com o Taco Shell, foram trazidos pele rede americana “Jack in the Box” que se instalou na rua Augusta no inicio da década de 70.
Recentemente, surgiu nos Estados Unidos um novo estilo de taco, o Taco Soft, que considera uma mistura de farinhas e propõe o melhor de dois mundos. O motivo foi a eliminação do gosto azedo e da sensação metálica que as tortilhas de milho mole com a adição de cal no processo carregam em si e desagradam no paladar.
(*1) Fonte: Tacopedia Phaidon: Tacos surgiram entre 1.000 a.c. e 500 a.c.
(*2) Fonte: Smithsonian Magazine – Katy June Friesen