Quando citamos receitas mexicanas ou de origem, não podemos deixar de comentar sobre as salsas, pois não há prato mexicano que seja servido sem uma boa salsa como acompanhamento. Trata-se de uma questão cultural ter ao lado do prato uma Salsa que harmonize com o alimento servido, muitas vezes mais de uma.
As Salsas são um elemento culinário de valor cultural, amadas por todos a nível nacional, sejam caseiras ou de produção industrial. A grande variedade de pimentas nativas favoreceu a criação das Salsas, mesmo aquelas pouco condimentadas com pimentas.
Salsa é o que entendemos por molho nas regiões hispânicas das Américas, não importa se delgadas e bem líquidas como a salsa roja e verdes ou densas como o Mole, se simples, com mais de três ingredientes ou complexas com mais de vinte componentes, se com frutas, com pimentas ou grãos, tudo é Salsa.
Para quem teve a oportunidade de provar uma boa Guacamole com abacates em pedaços, saiba que existe a Salsa guacamole, bem mais delgada, um creme salgado.
São muitas receitas famosas que conquistaram o mundo, a Salsa Mexicana, a Salsa Roja, a Salsa verde, a Salsa Pico de Gallo e a famosa e centenária binacional (México e Espanha) Salsa Veracruz, esta é reproduzida pela Villa Buena com os cuidados de representar bem o Estado pesqueiro do sul do México, Vera Cruz, que lhe cedeu o nome em meados do ano de 1450 quando sofreu alterações com a adição das especiarias do oriente trazidas pelos espanhóis.
Ao nosso tempo surgem os Dips, variação norte americana das salsas, levemente mais densas, voltadas para acompanhar totopos, salgadinhos, canapés ou aperitivos.