A Quesadilla teve sua origem no México. Há o entendimento que o prato eclético pela diversidade de recheios e simplicidade para fazê-las, teve seu nome oriundo de uma fusão entre as palavras queso e tortilla. Entretanto, há boas controvérsias, pois os estudiosos da cultura alimentar do México apostam que o termo Quesadilla é proveniente da língua náhuatl: quetzaditzin que significa “tortilla dobrada”.
As receitas mais difundidas seguem uma mesma linha de apresentação e consideram sempre o emprego de uma tortilha de trigo tamanhos de 16 cm ou 21 cm para facilitar a montagem do prato e adquirirem uma apresentação tradicional além, claro, do uso obrigatório de algum tipo de queijo fundido como base do recheio.
No seu preparo, a tortilha geralmente recebe o recheio clássico, queijos, legumes em tiras, tomates, azeitonas picadas e proteínas desfiadas, em seguida é dobrada no meio como se fosse uma meia lua. A meia lua é levada a uma chapa quente ou grelha para o aquecimento de um dos lados e logo que o queijo começa derreter se alterna o lado, dourando levemente.
A apresentação propõe a montagem do prato com a quesadilla no formato de meia lua ou cortada em três partes iguais, como que em formato de pedaços de pizza formando triângulos. O prato costuma ser acompanhado de uma ou duas guarnições ou uma salada. Quesadilla é um prato saboroso com incontáveis receitas para você escolher a sua.