Burrito é uma quentinha de invenção mexicana do início do século XX. A invenção foi atribuída a Juan Mendez que fazia os recheios típicos mexicanos e os embrulhava em tortilhas de trigo para mantê-los aquecidos.
Afinal, de onde vem o nome Burrito? O Juan utilizava-se de um burrinho para transportar sua invenção de Cidade Juarez, no México, onde eram feitos para cruzar a fronteira com os Estados Unidos da América até El Paso onde eram vendidos. Saborosos e famosos, eram procurados como a comida do Burrito, dando origem ao nome.
A receita é servida como uma refeição e utiliza-se diversos recheios como proteína animal ou vegetal, arroz com feijão sem caldo e acompanhamentos como salada de folhas, tomates, molhos e queijos. O recheio é embrulhado em uma tortilha de trigo com diâmetro de 24cm até 33cm como um pacote para ser servido em pratos ou envoltos em papel alumínio. Prática, a receita ganhou o mundo e logo apareceram diferentes tipos de recheios.
Para seu burrito ficar bem saboroso e com sabor mexicano de origem, considere sempre o uso de uma pasta básica para passar no interior da tortilha, mix de folhas e gomos de tomate sem semente, pequenas fatias de abacate ou guacamole, cebola roxa em fatias cortadas ao meio, uma proteína, molho espesso e queijo.
Lembre-se Burrito é diferente de Fajitas, Flautas, Wraps e Chimichangas não pelo recheio, mas pelas dobras do embrulho que o deixa fechado de todos os lados.