Home Empresa Produtos Receitas Gastronomia Serviços Login Fale Conosco

 

Burritos
Canapés
Chimichangas
Enchilladas
Fajitas
Quesadillas
Tacos
Tostadas
Totopos/Nachos
Wraps
 
Informações Gerais
Burritos

Como surgiu o “Burrito” ? 
Conta-se que, durante a revolução mexicana, entre 1910 e 1921, no bairro da Bella Vista em Ciudad Juarez, Chihuahua, México, um senhor chamado Juan Mendez vendia comida típica mexicana próximo ao Rio Bravo, na fronteira do México com os Estados Unidos da América.

No outro lado da fronteira, no bairro de Sunset Heights, já na cidade de El Passo, moravam muitos mexicanos, que haviam fugido da revolução. Atraídos pelo cheiro agradável da comida de sua terra natal, que "vinha" do outro lado do  rio, começaram a fazer encomendas a Juan.

Para a comida não esfriar, Juan teve a idéia de fazer uma tortilha de trigo maior, com quase 30cm e colocar como recheio a tal comida cheirosa. Desta forma, estava inventado um novo prato, nada mais do que feijão, carne, alface, tomate e molhos enrolados em uma tortilha para mantê-las quentes.

Os pedidos aumentaram e Juan decidiu comprar um burro para atravessar o rio. Assim, as tortilhas passaram a ser transportadas pelo animal. Foi tão grande o sucesso de seu saboroso preparado, que começaram a chegar mexicanos e estrangeiros do Texas procurando pela famosa comida do “burrito”, que em espanhol é o diminutivo de burro.
 
Assim o invento de Juan Mendez, hoje, um dos mais famosos pratos mexicanos à base de tortilhas, cruzou fronteiras e conquistou o paladar de pessoas do mundo todo, assim como as Fajitas, os Tacos e recentemente os Wraps.

Nos Estados Unidos é comum o Burrito ser servido coberto com molho picante e, por isso chamado de Enchirrito (uma combinação de Burrito e Enchillada).

Na Califórnia os Burritos são recheados com carne grelhada, batata frita e salsa picante (chamados de Burrito da Califórnia ou à moda San Diego).

Na Cidade do México os Burritos normalmente são chamados de “Tacos de Harina” por serem feitos com tortilhas de farinha de trigo.

Independentemente da cultura culinária, só não se deve fazer burritos e suas variações com pão-folha do tipo árabe, que apesar de fino, por ser seco, retira a umidade da mucosa bucal e torna-se “massudo” na boca, alterando completamente o paladar. Desta forma, não se obtém um prato leve, saboroso e equilibrado, características estas do Burrito original. 

Imagem: Burrito de Carne preparado com a tortilha de trigo natural de 24cm da Villa Buena. O prato ainda acompanha os famosos molhos: Guacamole, Pico de Gallo e Sour Cream (acesse esta receita em: Burrito de Carne). Conheça as diferenciadas tortilhas de trigo Villa Buena, com as quais é possível preparar este prato em diversas cores e tamanhos, acesse Produtos. 

Preparo